A consultoria digital japonesa Gluon planeja preservar no metaverso a Nakagin Capsule Tower em Tóquio, um dos exemplos mais representativos do Metabolismo japonês de Kisho Kurokawa. O "3D Digital Archive Project” está usando uma combinação de técnicas de medição para registrar o icônico edifício em três dimensões e recriá-lo no metaverso. A torre encontra-se em fase de demolição devido ao estado precário da estrutura e à incompatibilidade com as normas sísmicas vigentes, bem como ao estado geral de decadência e falta de manutenção.
A Nakagin Capsule Tower é considerada a personificação de uma visão arquitetônica arrojada: de crescimento orgânico e extrema flexibilidade. A construção foi finalizada em 1972, mas o conceito do metabolismo entendia o edifício como dinâmico, em constante fluxo. As 140 cápsulas conectadas ao núcleo central, de 14 pavimentos, deveriam ser adicionadas, trocadas ou substituídas a cada 25 anos. Isto refletia as ideias do metabolismo dos anos 60, que via a cidade com um ser dinâmico e em constante mudança, impulsionada por aspectos transculturais influentes.
Apesar de seu destaque internacional, a ideia não resistiu ao teste do tempo. As cápsulas se deterioraram gradualmente à medida que a falta de manutenção levou a vazamentos e danos na tubulação de água. Embora a arquitetura tenha sido projetada especificamente para permitir a substituição das cápsulas, esta característica não foi explorada. Após o anúncio oficial da demolição, estão em curso esforços para reutilizar algumas das cápsulas originais como unidades de alojamento e instalações de museus. Entretanto, a equipe da Gluon propõe uma alternativa: preservar a imagem tridimensional do edifício para que o público possa explorá-lo livremente.
Ao combinar dados de varredura a laser, que medem as dimensões com precisão, e dados fotográficos obtidos por câmeras SLR e drones, todo o edifício foi escaneado em três dimensões para criar dados confiáveis em todo o volume. A trajetória de reformas feitas pelos moradores e a aparência dos edifícios ao longo do tempo também são registradas. O arquivo digital da Nakagin Capsule Tower visa também gerar um edifício baseado em dados de medição detalhados e construir um local onde as pessoas possam se reunir novamente no Metaverso.
Uma campanha de crowdfunding foi realizada para arrecadar fundos para o custo da medição 3D. Os retornos incluem NTF da cápsula, dados que podem ser emitidos em uma impressora 3D, e dados de nuvens de pontos 3D de alta densidade. Se o apoio ao crowdfunding atingir o valor alvo, os dados da nuvem de pontos 3D serão liberados como dados de código aberto no site gratuitamente, criando oportunidades para pesquisas acadêmicas e novas atividades criativas. A equipe também desenvolveu um sistema de Realidade Aumentada (RA) que permite que os smartphones exibam o edifício em 3D. Além de visualizar o exterior do edifício, o sistema RA permite que os visitantes visualizem o interior de uma cápsula.
O 3D Digital Archive Project utilizou anteriormente a tecnologia XR para restaurar o "Miyakonojo Civic Hall" (Prefeitura de Miyazaki), um famoso edifício projetado por Kiyonori Kikutake, e o "Daikokuyu" (Tóquio), conhecido como o "Rei dos Banhos Públicos", no Metaverso.